Atividades

Leitura de histórias para crianças

A leitura de histórias é um evento idealizado para divertir e educar o público infantil. Eu sempre uso um livro para contar histórias, cujas páginas vou mostrando às crianças. Leio o livro vagarosamente e procuro fazer com que as crianças entendam todas as palavras da história. Muitas vêzes ofereço definições simples de novas palavras.

Procuro encenar a história. Para tanto, mudo a voz e ritmo da leitura para enfatizar momentos cruciais da história ou para imitar a voz dos personagens. Também utilizo alguns dos seguintes recursos: fantoches dos personagens da história, um livro tamanho-gigante, mapas geográficos, painel magnético e slides.

A sessão é participativa. Assim, convido as crianças para virem ao palco em alguns momentos da história. Faço perguntas durante e depois de terminar de contar a história, tais como: o que está acontecendo agora? Onde foi parar o personagem? o que vocês acham que vai acontecer depois? O que mais gostaram da história? Qual é o seu personagem favorito?

Se houver tempo no final, eu peço às crianças que lembrem da ordem dos eventos, de como a história começou e de como terminou. Pergunto se gostariam de sugerir outros finais para a história. Crianças menores podem se expressar por meio de desenhos.

Observo que os seguintes elementos facilitam uma boa sessão: Uma sala confortável, com boa luminosidade. Para grupos maiores, recomendo cadeiras dispostas como num teatro. Para grupos menores, recomendo cadeiras dispostas de forma circular ou almofadas para as crianças sentarem no chão. Uma mesa para eu poder expor o livro e organizar os acessórios que usarei durante o evento.

Os seguintes equipamentos e materiais poderão ser necessários: Computador, projetor de slides, quadro magnético, materias de desenho (papel, lápis coloridos, cola, tesoura).

Como em qualquer evento, seria ideal contar com o trabalho de outros profissionais, tais como: fotógrafo, músico, jornalista, assim como ajudantes que possam me auxiliar a manusear os fantoches, organizar a audiência, definir onde vão sentar as crianças, bem como encorajá-las a ficarem calmas e prontas para ouvir a história.

Quando se trata de uma leitura bilíngue, leio a história em português, enquanto um voluntário nativo da língua estrangeira repete a versão da história em seu idioma. Fazemos isso página por página. Existe uma tradução literal de todas as histórias em inglês e de algumas em alemão. Espero que os contratantes do evento providenciem um voluntário para esta tarefa.

Posts relacionados

  • img_3117

    Todos gostaríamos de saber o que as crianças pequenas aproveitam dos livros. Elas compreendem mais do que a gente pensa, diria eu, depois de muito contar histórias aos pequeninos. Desta vez,... Leia mais

  • Biblioteca ABRIR

    A Biblioteca ABRIR é a primeira biblioteca de língua portuguesa no Reino Unido, fora da rede escolar. Foi criada em parceria com a Casa do Brasil em Londres e inaugurada em junho de 2016. Está... Leia mais

  • IMG_1313

    Em 25 de junho de 2015, novamente tive o prazer de contar a história de "O segredo de Francisco" para uma turma de crianças, em sua maioria portuguesas, residentes em Londres. Desta vez, o evento... Leia mais

  • IMG_0091

    Entre 11 e 17 de maio de 2015, a British Academy ofereceu ao público uma semana de eventos gratuitos para celebrar contos de fadas e contos folclóricos. Foi uma excelente oportunidade para assistir... Leia mais

  • Criancas inventando historias2

    No dia 11 de junho de 2015, como parte das minhas atividades junto à ABRIR, contei a história "Vi um bicho genial lá no fundo da quintal" para 14 alunos da escola suplementar de português, EBEL,... Leia mais

Sobre a leitura de histórias

  • Duração do evento: 30 minutos para ler a história e 30 minutos para discussão e trabalho com o livro (desenhos, etc.).
  • Audiência: Ideal: 20-25 crianças. Mínima: 6 crianças. Máxima: 40 crianças
    Idade : Crianças entre 4 e 10 anos de idade.
  • Idioma: Português; português-inglês; português-alemão.
  • Custo: Compra de dois exemplares do livro, acomodação (se fora de Londres), transporte e lanche.
  • O mistério da mesa arranhada - Dr Sylvia Roesch
    Entre em contato comigo para solicitar uma leitura de histórias.