Biografia

Olá! Meu nome é Sylvia Roesch. Sou gaúcha, socióloga e Ph.D. pela London School of Economics. Fiz minha carreira na UFRGS entre 1976 e 1995. Em 1996, casei com o acadêmico inglês, Stephen Wood, e passei a residir em Londres. Tenho duas filhas e cinco netos.

Publiquei dois livros-texto na área acadêmica pela Editora Atlas os quais utilizava em cursos de curta duração na pós-graduação no Brasil. Hoje, minhas atividades intelectuais se concentram na produção de livros infantis e na contação de histórias para crianças.

Para aprender a narração criativa, frequentei vários cursos, entre eles os mais importantes foram: a Oficina Literária do escritor gaúcho Luiz Antonio de Assis Brazil em Porto Alegre e o curso “Writing for children”, com a escritora Elizabeth Hawkins oferecido pelo City Literary Institute em Londres.

Meus dois primeiros livros infanto-juvenis: “O mistério da mesa arranhada” e “Vi um bicho genial lá no fundo do quintal” estão publicados em português pela Editora Mediação de Porto Alegre em 2011. Os dois livros seguintes, foram inicialmente impressos pela plataforma Createspace, uma companhia da Amazon.com: “O segredo de Francisco” e “Bubalino, o búfalo voador” (em coautoria com minha neta Isabel Roesch Martins). Desde 2017, estão publicados pela Editora InVerso de Curitiba. Ambos os dois livros estão disponíveis em edições paralelas em português e em inglês. Todas as obras foram ilustradas por Petra Elster.

Venho disseminando meus livros no Brasil por meio de temporadas de contação de histórias em escolas e bibliotecas. Em Londres, conto histórias para a comunidade brasileira e portuguesa. Em diversas ocasiões, para atingir um público mais amplo, conto histórias de modo bilíngue: português e inglês, ou português e alemão.

De 2011 a 2017, coordenei o Projeto Biblioteca da Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais no Reino Unido (ABRIR). O Projeto iniciou com a doação de obras em português e na promoção de eventos gratuitos destinados à comunidade de língua portuguesa residente em Londres. Alguns destes eventos foam conduzidos de forma bilíngue e abertos ao público em geral. Em 2016, criei a Biblioteca ABRIR, uma biblioteca infanto-juvenil sediada na Casa do Brasil em Londres e aberta ao público em geral. Temos planos de criar uma série de eventos na biblioteca, incluindo oficinas de contação de histórias, de narração criativa, clube de leitura e espaço lúdico para os pequenos.

Em virtude do trabalho voluntário que exerço junto à comunidade de língua portuguesa em Londres, fui premiada em 22 de setembro de 2012 com o Brazilian International Press Award in the UK 2012, categoria Literatura. A premiação foi concedida pelo Focus Brazil Europa 2012, um evento anual que reune artistas e escritores brasileiros residentes no exterior.

Livros infanto-juvenis

Bufalino, o búfalo voador - Dr Sylvia Roesch Aplicação: Crianças a partir de 7 anos de idade.

Disponível nos seguintes idiomas: português e inglês.

O segredo de Francisco - Dr Sylvia Roesch Aplicação: crianças a partir de 7  anos de idade.

Disponível nos seguintes idiomas: português, inglês e alemão.

Vi um bicho genial lá no fundo do quintal - Dr Sylvia Roesch Aplicação: crianças a partir de 4 anos de idade.

Disponível nos seguintes idiomas: português.

O mistério da mesa arranhada - Dr Sylvia Roesch Aplicação: crianças a partir de 4 anos de idade.

Disponível nos seguintes idiomas: português.