Leitura de uma lenda indígena brasileira

Em 17 de abril de 2015, a Embaixada do Brasil em Londres cedeu espaço para celebrar o Dia do Índio no Brasil. A iniciativa partiu da educadora Flávia Menegaz, residente no Reino Unido, que vem trabalhando exaustivamente para o reconhecimento e apreciação dos povos indígenas do Brasil.

O evento foi concebido para divulgar informações sobre a diversidade indígena no Brasil junto à comunidade brasileira residente em Londres e, especialmente, aos alunos das escolas suplementares de português, filiadas à Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais no Reino Unido (ABRIR).

O programa iniciou com a exibição do belo filme: “Aldeia Indígena BA” (8 minutos, Piaventura Produção e Comunicação), que se encontra disponível no YouTube e vale a pena conferir.

Seguiu-se uma exposição interativa de painéis sobre as diversas tribos indígenas do Brasil, a cargo de Flávia Menegaz.

IMG_0035

 

As crianças, então, foram chamadas para um cantinho de leitura, especialmente preparado com palmeiras e pássaros, e ilustrado com cartazes sobre autores e livros indígenas.  Neste momento, participei contando a lenda indígena, intitulada “As serpentes que roubaram a noite”, publicada no livro de Daniel Munduruku, um dos autores indígenas brasileiros premiados no Brasil.

IMG_2752

 

Nas palavras de Flávia, com a lenda, “…foi possível proporcionar a todos a oportunidade de envolvimento com o universo indígena, a origem das ‘coisas’, a relação tradicional com os animais, plantas e ‘céu’. A escolha de um autor indígena também foi  relevante para que estes sejam conhecidos entre nós, além de preservar a essência da história e mostrar a atuação dos indígenas na literatura nacional.”

As serpentes que roubaram a noite e outros mitos

Finalmente, tivemos a oportunidade de ouvir as palavras de Nixiwaka da tribo Yawanawa, situada no estado do Acre. Ele reside em Londres e está vinculado à ONG Survival, por meio do qual divulga a cultura indígena do Brasil no exterior, visitando escolas e outras instituições. Ele contou histórias e encantou as crianças. O Canal Londres filmou uma entrevista com Nixiwaka, a qual está disponível ao público. Na foto a seguir, apareço com ele e Ana Souza, fundadora da ABRIR.

IMG_0071