Venha conhecer a biblioteca ABRIR!

A Biblioteca ABRIR é a primeira biblioteca de língua portuguesa no Reino Unido, fora da rede escolar. Foi criada em parceria com a Casa do Brasil em Londres e inaugurada em junho de 2016. Está situada na Casa do Brasil em Londres (64-66 Willesden Lane, Londres NW6 7SX).

Horário de funcionamento: Quartas-feiras, das 15h às 18h. Em 2017, o funcionamento será estendido para outros dias da semana.

Acervo: Possui mais de 600 obras de literatura infantojuvenil, e de ensino de português. A grande maioria foi publicada no Brasil, em português, por autores brasileiros.  O catálogo é online e foi criado dentro da Librarika (https://librarika.com/), uma plataforma ILS, gratuita.

Quem pode se associar? A biblioteca é gratuita e está aberta ao público em geral.

Como se associar?

  1. Registre-se (sign up) em (https://librarika.com/users/register). Ao receber um email de verificação, confirme sua conta no sistema.
  2. Para se associar à biblioteca ABRIR, vá até My Libraries e clique no botão “Request Member Access”. (Ignore a opção “Create new library”).
  3. Quando o sistema lhe pedir para informar a sua Library URL, digite: (https://biblioabrir.librarika.com) e aperte o botão “Submit”. Parabéns, você agora é membro da biblioteca da ABRIR e poderá acessar o catálogo.

Como acessar o catálogo online?

Acesse https://biblioabrir.librarika.com e faça o seu login em “Member login”, entrando com os dados que usou ao se registrar no sistema da Librarika: username (email) e password.

A partir daí, faça sua busca no catálogo (search the catalogue). Observe que os títulos dos livros em português não estão acentuados. Efetue sua busca por Author name, Publisher, Category,  ISBN ou Tags (contos, poesias, lendas, novelas gráficas, histórias em quadrinhos, etc.).

Como reservar livros?

Para reservar um livro, clique no título da obra e desça com o cursor até o final da página. Então, clique no botão “check out”.  O sistema lhe apresentará uma janela confirmando a sua reserva para o prazo de uma semana. Guarde a notificação (impressa ou eletrônica) para apresentar na hora da retirada do livro na biblioteca.

Como retirar e devolver livros?

Visite a Casa do Brasil em Londres (64-66 Willesden Lane, Londres NW6 7SX). Nesta ocasião, seu prazo de empréstimo será ajustado para 20 dias. Os associados podem retirar até dois livros de cada vez. O prazo de empréstimo é de 20 dias.Uma multa de £0.50 por dias será cobrada por atraso na devolução dos livros.

Esclareça suas dúvidas no Manual do usuário em https://blog.abrir.org.uk/