O mistério da mesa arranhada

O mistério da mesa arranhada - Dr Sylvia Roesch

Sinopse

A mesa nova da mãe de Juliano um dia aparece misteriosamente arranhada. Juliano, com a ajuda do papagaio Lordinho se propõe a descobrir o culpado e, para tanto, sugere à sua mãe vários suspeitos: tucano, jacaré, onça-pintada, castor e um rato. Depois de várias pistas falsas, todos se surpreendem ao saberem quem arranhou a mesa e por quais razões. Leia para descobrir. A história é ilustrada por Petra Elster.

Aplicação: crianças a partir de  4 anos de idade.

Extrato de uma “bula” do livro, criada por alunos do 8ª ano de uma escola no Brasil:

“O livro é indicado para as crianças, podendo ser estendido ao público adolescente, adulto e idoso. Ele reduz o estresse, traz de volta a alegria, a harmonia do dia, reduz o cansaço e dores no corpo.”

O livro foi selecionado para o programa “Sala de Leitura” do Governo do Estado de São Paulo em 2014. Por esta razão, faz parte do currículo escolar do 3 ano do Ensino Fundamental daquele Estado.

Publicado pela Editora Mediação
ISBN: 978-85-7706-059-7

Palavras da autora

Escrevi este livro para presentear Julian, meu primeiro neto. Julian(o) é assim o personagem principal. Também para homenagear o único animal de estimação que tivemos quando as minhas filhas eram pequenas: um papagaio que era uma grande diversão para toda a família, a quem chamamos de Lordinho, cuja postura altaneira lembrava a de um lorde inglês.

O enredo principal consiste no mistério sobre “quem arranhou a mesa nova da mãe”. Para introduzir suspense, apresentam-se algumas pistas falsas, provocando-se as crianças a interagir com o texto. Todos os animais imaginados por Juliano têm capacidade de arranhar a mesa. É só ver as garras afiadas da onça, o bico do tucano, os dentes do jacaré… Há, ainda, um rato e um castor – um animal com quem meu neto convive na Europa.

O”flashback” que interrompe no meio o enredo do mistério, trata da origem do papagaio e sobre como se deu a sua ambientação no apartamento, onde passa a viver. Assim, esta obra possibilita a discussão do meio ambiente e a preservação de espécies de animais em extinção.

Levei bastante tempo para produzir este livro. Meu diálogo com a ilustradora Petra Elster levou a uma ótima integração entre texto e imagem. Espero que o livro desperte nas crianças e nos adultos lembranças, fantasia e imaginação para muito além de suas páginas.

Comentários das crianças

“Sua história é demais. Eu gostei do tucano, do jacaré, da onça e de todos os outros bichos.”

“A onça na cozinha veio fazer festa e como será que ela saiu da floresta?”

O mistério da mesa arranhada - Dr Sylvia Roesch

Onde comprar

Disponível nos seguintes idiomas: português.

Miúda Books
Editora Mediação
Livraria Saraiva
Livraria Cultura

Veja páginas do livro