Atividades
Leitura de histórias para crianças
Procuro encenar a história. Para tanto, mudo a voz e ritmo da leitura para enfatizar momentos cruciais da história ou para imitar a voz dos personagens. Também utilizo alguns dos seguintes recursos: fantoches dos personagens da história, um livro tamanho-gigante, mapas geográficos, painel magnético e slides.
A sessão é participativa. Assim, convido as crianças para virem ao palco em alguns momentos da história. Faço perguntas durante e depois de terminar de contar a história, tais como: o que está acontecendo agora? Onde foi parar o personagem? o que vocês acham que vai acontecer depois? O que mais gostaram da história? Qual é o seu personagem favorito?
Se houver tempo no final, eu peço às crianças que lembrem da ordem dos eventos, de como a história começou e de como terminou. Pergunto se gostariam de sugerir outros finais para a história. Crianças menores podem se expressar por meio de desenhos.
Observo que os seguintes elementos facilitam uma boa sessão: Uma sala confortável, com boa luminosidade. Para grupos maiores, recomendo cadeiras dispostas como num teatro. Para grupos menores, recomendo cadeiras dispostas de forma circular ou almofadas para as crianças sentarem no chão. Uma mesa para eu poder expor o livro e organizar os acessórios que usarei durante o evento.
Os seguintes equipamentos e materiais poderão ser necessários: Computador, projetor de slides, quadro magnético, materias de desenho (papel, lápis coloridos, cola, tesoura).
Como em qualquer evento, seria ideal contar com o trabalho de outros profissionais, tais como: fotógrafo, músico, jornalista, assim como ajudantes que possam me auxiliar a manusear os fantoches, organizar a audiência, definir onde vão sentar as crianças, bem como encorajá-las a ficarem calmas e prontas para ouvir a história.
Quando se trata de uma leitura bilíngue, leio a história em português, enquanto um voluntário nativo da língua estrangeira repete a versão da história em seu idioma. Fazemos isso página por página. Existe uma tradução literal de todas as histórias em inglês e de algumas em alemão. Espero que os contratantes do evento providenciem um voluntário para esta tarefa.
Posts relacionados
Ao contar histórias em escolas, é importante saber qual o impacto da presença do autor na escola no médio prazo. Será que as crianças vão lembrar-se da história? Quantas passarão a... Leia mais
Em 26 de outubro de 2018, contei a história de “Bubalino, o búfalo voador” na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dante Marcucci, de Caxias dos Sul. A obra foi publicada em segunda edição... Leia mais
Todos gostaríamos de saber o que as crianças pequenas aproveitam dos livros. Elas compreendem mais do que a gente pensa, diria eu, depois de muito contar histórias aos pequeninos. Desta vez,... Leia mais
A Biblioteca ABRIR é a primeira biblioteca de língua portuguesa no Reino Unido, fora da rede escolar. Foi criada em parceria com a Casa do Brasil em Londres e inaugurada em junho de 2016. Está... Leia mais
Em 25 de junho de 2015, novamente tive o prazer de contar a história de "O segredo de Francisco" para uma turma de crianças, em sua maioria portuguesas, residentes em Londres. Desta vez, o evento... Leia mais
Sobre a leitura de histórias
- Duração do evento: 30 minutos para ler a história e 30 minutos para discussão e trabalho com o livro (desenhos, etc.).
- Audiência: Ideal: 20-25 crianças. Mínima: 6 crianças. Máxima: 40 crianças
Idade : Crianças entre 4 e 10 anos de idade. - Idioma: Português; português-inglês; português-alemão.
- Custo: Compra de dois exemplares do livro, acomodação (se fora de Londres), transporte e lanche. Entre em contato comigo para solicitar uma leitura de histórias.