A feira do livro de Londres

A feira do livro de Londres

A London Book Fair (LBF) é um evento que acontece anualmente. Trata-se de um mercado global para a negociação de direitos e a venda e distribuição de conteúdo através de impressão, áudio, TV, cinema e canais digitais.

Em 2013, eu participei da LBF na qualidade de autora. Tinha a intenção de vender os direitos autorais dos meus livros “O mistério da mesa arranhada” e “Vi um bicho genial lá no fundo do quintal” para a sua publicação em outros idiomas.

New Title Showcase

Estande da New Title Showcase na London Book Fair 2013 A New Title Showcase é um estande geral para expor livros de diversos autores e/ou editoras) da London Book Fair. É uma alternativa para um autor independente ou para editoras que não possuem um estande individual na feira. Este foi um investimento individual que fiz (com o consentimento da Editora Mediação) para tentar divulgar meus livros no mercado global.

O custo de colocar o livro em exposição foi de 180 dólares por livro. Nenhuma negociação resultou desta iniciativa até agora. No final, o investimento serviu para que eu viesse a entender melhor sobre as negociações internacionais no mercado de livros infantis.

Barreiras à venda de direitos de tradução

Além de ter meus livros expostos, percorri os estandes dos expositores para sondar sobre o seu interesse. Embora alguns poucos editores tenham me recebido (como um editor da Turquia, na foto acima) e expressado interesse nos meus livros, não consegui abrir nenhuma negociação. Aprendi que haviam muitas barreiras, mas não saberia dizer exatamente qual a sua ordem de importância:

(1) A maioria das editoras presentes na LBF estão lá para vender direitos de publicação e não para comprá-los.

(2)  Na LBF, o inglês é a língua-ponte que facilita a inserção de um livro no mercado global. Meus livros estão editados em português, o que praticamente inviabiliza comercialmente a sua tradução para outro idioma.

(3) A presença da editora é fundamental para a negociação do livro – notei que a minha iniciativa individual não apresentava credibilidade suficiente para iniciar uma negociação. Este fato foi claramente colocado para mim por um editor da China.

(4) O interesse no mercado educacional infantil é muitas vêzes maior do que no mercado educacional literário.

(5) Livros infantis em série têm maior chance de serem adquiridos.

O autor como empreendedor

Tenho ouvido autores consagrados declarem que participar de uma feira do livro é uma experiência atemorizante. Ao visitar a LBF 2013, eu escolhi ignorar este fato e teria saído de lá completamente frustrada se não tivesse avistado o pavilhão dos autores. Neste setor da feira, tive a ocasião de assistir palestras interessantes sobre a tradução literária, sobre o autor como empreendedor e sobre veículos para a publicação independente de obras, tanto de forma digital como impressa. Discutiu-se que a modalidade de impressão print on demand viria a ser a melhor saída para a publicação de livros por autores independentes.

De fato, foi na LBF 2013 que tomei contato com o sistema CreateSpace, companhia parceira da Amazon.com, que possibilita a produção independente de obras, tanto por meio digital como da impressão (print on demand), sem custo para o autor. Por meio deste, vim a publicar o meu terceiro livro, “O segredo de Francisco”, em três idiomas, cuja venda se encontra nas lojas da Amazon em vários países.

(A foto que encabeça este artigo foi batida por Leile Trovão)