Visita à London Book Fair 2015

Entre os dias 14 e 16 de abril, visitei a London Book Fair 2015, na qualidade de representante da Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais no Reino Unido (ABRIR). A Feira neste ano teve lugar no centro de eventos em Olympia, Kensington.

A London Book Fair acontece anualmente. Não é concebida para a compra e venda de livros, mas representa um mercado global para a negociação de direitos e a venda e distribuição de conteúdo através de impressão, áudio, TV, cinema e canais digitais. Desse modo, o evento atrai primariamente aqueles que de alguma forma estão ligados às diferentes etapas da produção e da comercialização de livros.

Entretanto, a feira oferece muitas atrações para todos os interessados em literatura e educação. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de um evento exclusivo para editores e autores. De fato, qualquer pessoa pode frequentar a feira, pagando online uma taxa de inscrição de £35 libras, a qual cobre os três dias.

LBF1

Há um seção dedicada aos escritores. Nesta,  os visitantes encontram uma série de firmas que apoiam as diversas fases da produção de publicações de autores independentes.

A taxa de inscrição dá direito ao visitante de assistir gratuitamente a mais de 200 palestras simultâneas sobre temas de interesse de autores aspirantes, de ilustradores, de tradutores e de educadores.

Durante minha visita, além de varrer os estandes das diversas editoras, assisti a palestras sobre traduçāo literária, narraçāo de histórias e programas de incentivo à leitura.

LBF3

Também aproveitei para buscar informações sobre assuntos relacionados ao Projeto Biblioteca da (ABRIR), o qual coordeno. Desse modo, solicitei um orçamento da Troubador Publishing para a produção de livros infantis bilíngues.  Junto à House Anansi Press, colhi informações sobre a literatura produzida pelos indígenas canadenses. Ainda, junto ao estande da Amazon, soube que não há planos de o sistema CreateSpace para estabelecer parcerias no Brasil com respeito à publicaçāo “print on demand”. No Brasil, desde 2012, a Amazon vende apenas e-books.

Enfim, considero que a London Book Fair é um evento que vale a pena conferir e ao qual pretendo continuar visitando nos próximos anos.